- Essenciais: Requisitos críticos para o funcionamento básico do sistema, que devem ser implementados prioritariamente para garantir a funcionalidade mínima.
- Importantes: Requisitos que melhoram a eficiência e usabilidade, mas que são secundários aos essenciais.
- Desejáveis: Requisitos que podem ser implementados para otimizar a experiência do usuário e fornecer funcionalidades adicionais.
Clique nos menus para ver o conteúdo de cada lista!
Requisitos Essenciais
Requisitos Essenciais
Esses requisitos são críticos para o funcionamento básico do sistema e devem ser implementados com máxima prioridade.
-
Cadastro e gerenciamento de ordens de serviço (OS)
- Permitir a criação, atualização e exclusão de OS.
- Associar peças e serviços a cada OS.
- Monitorar o status de progresso das OS (e.g., aguardando, em andamento, finalizado).
-
Interface para visualização de OS e orçamentos
- Permitir que técnicos e clientes acessem OS e orçamentos em tempo real.
- Exibir histórico de orçamentos e status das OS para clientes e técnicos.
-
Geração e gerenciamento de orçamentos
- Gerar orçamentos para cada OS com itens e serviços incluídos.
- Associar o orçamento ao técnico responsável e ao cliente.
- Permitir a aprovação ou rejeição de orçamentos pelos clientes.
-
Controle de estoque de peças
- Gerenciar entradas e saídas de peças do estoque.
- Atualizar automaticamente o estoque ao adicionar peças a uma OS.
- Notificar sobre peças com baixo estoque e criar pedidos de compra.
-
Design responsivo e acessível
- Otimizar a interface para dispositivos móveis e garantir uma visualização adequada em diferentes tamanhos de tela.
- Aplicar práticas de acessibilidade para uma interface inclusiva e fácil de usar.
Requisitos Importantes
Requisitos Importantes
Requisitos importantes são secundários aos essenciais, mas impactam significativamente a eficiência e usabilidade do sistema.
-
Notificações e alertas
- Enviar notificações para os responsáveis sobre atualizações de status das OS.
- Alertar quando itens do orçamento forem adicionados ou removidos e quando pedidos de compra forem criados.
-
Gestão de pedidos de compra
- Criar e gerenciar pedidos de compra para peças em falta.
- Associar pedidos de compra a fornecedores cadastrados na plataforma.
-
Sistema de permissões de usuário
- Configurar níveis de acesso (e.g., atendente, técnico, administrador).
- Garantir controle de acesso adequado para balcão de atendimento e laboratório técnico.
Requisitos Desejáveis
Requisitos Desejáveis
Requisitos desejáveis são os de menor prioridade e podem ser implementados para melhorar a experiência do usuário.
-
Dashboard de relatórios e métricas
- Gerar relatórios sobre volume de OS, consumo de peças e tempo de conclusão de serviços.
- Oferecer métricas para análise de desempenho de técnicos e de estoque.
-
Histórico de clientes e serviços
- Permitir que o sistema armazene e exiba o histórico de atendimentos e serviços realizados para cada cliente.